segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

GaGa - O elogio da Loucura ou a Loucura do elogio?

(Foto de riba: GaGa com a Pomba-Gira-Branca-da-Inspiração; Foto de baixo: GaGa sem a Pomba)

O mundo da música estava meio coisado esses anos, né. Nada de muito novo, nada de muito explosivo, nenhuma Britney nova, nem uma Joelma gringa para sacudir o mundo supermilionário da mídia musical mundial. Mas eis que de repente, não mais que de repente surge ela:
GaGa( ra ma ma ma...ulalah)[ tá...tá...não foi bem assim de repente, sabe, mas eu falei pra ficar mais legal o falatório, algo mais impactante, saca?]
Pois sim...o que é ela?
Bem, ela é uma baixinha, meio fora dos padrões de beleza mundial, uma nerdizinha da classe rica NYiorquina e la la la blá blá blá...e o que ela tem de novo? Ixe...ela é o novo!
Primeiro, ela sabe o que faz. Estudou música clássica e tal, ao contrária da maioria das Popdeevas que só sabem fazer a linha quero-dar-minha-xana-alguém-quer-comer?.
Segundo, ela é uma antítese ambulante do mundo midiático moderno ou pós-moderno, como queiram. Ela, pelo seu perfil estético, estaria completamente fora do mundo da dance-pop-music internacional, no entanto, ela, de forma calculado, usa todos os atributos que a cultura pop mundial proporcionou até então e usa tais referências em si mesma, numa experimentação artística que poucos têm coragem de fazer. Enfim, GaGa é um símbolo da desconstrução do mundo pop e dos padrões de comportamento até então. Claro, não sejamos tolos de conjecturar que tudo que ela usa é original, que é algo novo. Não! Não é, e isso não é algo ruim, caros leitores(oi?). O mundo da arte usa desta temática de releitura sempre, e é algo que já é bem aceito. O que a Gaguinha faz é a mesma coisa: usa referências anteriores e expressa nelas todo seu ego-artístico, mesmo que, quase sempre, isso beire o absurdo. O boom GaGa pode ser passageiro, como ela mesmo sabe e já expressou muitas vezes, no entanto, o impacto causado com esta estética do diferente e do absurdo deixa marcas na cultura pop mundial e decerto ainda vai repercutir muito, aliás, já repercute. Não é estranho perceber como o GaGaloo cerca o mundo conteporâneo da cultura de massa, seja referências implícitas até escancaradas, como a Cláudia Leite(kkkkk).
Ah...muitos dizem, super esnobes como se descobrissem o ouro, que ela é apenas um personagem...af...Juro que ninguém notou!
Enfim, Lady GaGa é inspiradora pra quem curte a loucura! Seu comportamento louco nos palcos e sua morosidade como Stefani são outra nuance de sua personalidade desvairada, algo meio que surreal, sei lá...Essa mulher ainda promete muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário